sábado, 11 de setembro de 2010

Associação Beneficente em Prol da Infância e da Juventude


                                        
Objetivos e Finalidades

1. Promover integralmente a criança e o jovem na área psico-social, recreativa e profissional;

2. Reinserção da criança e do adolescente no âmbito escolar, familiar e social, desta forma prevenindo a expansão da violência e da criminalidade;

3. Conscientizar a comunidade da problemática da criança carente, dos meninos e meninas de rua;

4. Divulgar e defender os direitos das crianças e dos adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA



Hoje não basta ensinar a ler e escrever, devemos oportunizar acesso a tecnologia, ao esporte, a arte, a dança,...para garantir igualdade de oportunidade para as crianças e adolescentes, para que os mesmos alcancem sua autonomia, pois a distribuição do conhecimento é uma fonte de apoderamento do poder, se sentir-se capaz, igual, parte do contexto social.

Assim acreditamos que o espaço oferecido pela entidade contribui para o desenvolvimento do conhecimento e saberes das crianças e adolescentes, pois são oferecidas oportunidades para que as aptidões individuais floresçam, que dominem a leitura e escrita, que estabeleçam relações críticas com a sociedade, que aprendam acessar a tecnologia, que aprendam a aprender e valorizar esta aprendizagem, que desenvolvam habilidades na vida cotidiana, que zelam pela saúde, que resolvam problemas, que dominem a linguagem oral, que aprendam a conviver em grupo e consigo mesmo.

A ABINJUV oferece 50 crianças e adolescentes diversas oficinas, como reforço escolar, informática, esportes, artesanato,...frequentam a entidade em turno inverso da escola em 5 (cinco) dias da semana.

As crianças e adolescentes são residentes em bairros periféricos da cidade e de famílias de baixa renda, que são transportados diariamente até a entidade, como também para a rede regular de ensino.Acreditamos que este diferencial do transporte soma para o bom redimento e frequência na rede regular de ensino e também nas atividades oferecidas na entidade.O rendimento e frequência na Escola Regular são monitarados bimestralmente ou trimestralmente, através de instrumentos de coletas de dados.

As crianças e adolescentes recebem 2 (duas) refeições diárias na entidade e também realizam higiene pessoal.

A ABINJUV acompanha as famílias, através de grupos de orientação sócio familiar, e da participação das mesmas na Oficina de Tear, visando inclusão produtiva.

São realizadas reuniões mensais com os oficineiros, a fim de verificar a adesão das crianças e adolescentes nas atividades realizadas, com fins de avaliação e monitoriamento.

A manutenção da ABINJUV se dá através de Convênios com o Poder Público Municipal, através de Subvenção Social, do FMDCA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, FECA – Fundo Estadual da Criança e Adolescente, de convênio com Instituto Elizabetha Randon, de doações de pessoas físicas e jurídicas, de convênios e da venda dos produtos confeccionados na Oficina de Tear.




A ABINJUV- Associação Beneficente em Prol da Infância e da Juventude, instituição civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo atender crianças e adolescentes em stuação de rua e/ou grave risco social.Foi criada em 1993 com a idéia de suprir as carências afetivas, socias, educacionais e psicológicas das crianças e adolescentes do município, que perambulavam pelas ruas, mendigando e expostas aos riscos da rua.O trabalho iniciou em prédio cedido na Rua José Loureiro da Silva, 667, móveis e equipamentos emprestados. A manutenção era toda através de doações de pessoas físicas e jurídicas.Em outubro de 1996 iniciaram as obras da sede própria em terreno doado, com recursos de doações, promoções,.. e em 15 de maio de 1998 foi inaugurada a Sede própria.




Desde a sua criação a ABINJUV sempre contou com o apoio da comunidade camaquense e do Poder Público para sua manutenção, e este apoio e a certeza de estar fazendo diferença na vida das crianças e adolescentes atendidas, foram os principais incentivos para a continuidade do trabalho.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário